Skip to content

Especial de Halloween – A Origem do mito

18/10/2011

Pra melhorar ainda mais a nossa mega promo de halloween, nós resolvemos fazer esse especial; onde vocês serão brindados com resenhas de livros filmes e series, curiosidades e muito mais sobre tantos outros seres sobrenaturais alem das famosas bruxas que acabaram se tornando ‘donas‘ desse dia.

Mas o que significa HALLOWEEN!? Qual a sua origem!? Como vocês estão cansados de saber, QSV também é COOLtura, e a Debs explica tudinho! ^^

O Halloween se originou das tradições dos povos que habitavam as ilhas da Grã-Bretanha que viviam entre 600 a.c e 800 d.c; mas naquela epoca, a comemoração não tinha nada a ver com abóboras, a famosa frase “Trick or Treat – Gostosuras ou travessuras“, e nada era relacionada com a Bruxas.

A palavra Halloween se originia da comemoração da Igreja Católica do dia de todos os santos. Quando a sua data de comemoração foi mudada do dia 13 de maio para 1º de novembro, e passou a ser uma festa Grande, o dia de todos os santos ganhou sua vigilia, que preparava a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”. Cool huh?!

Seu significado tem várias origens, inclusive na tradição celta do Samhain – que literalmente significa fim do verão. O Samhaim era a época em que acreditava-se que as almas dos mortos retornavam a suas casas para visitar os familiares, para buscar alimento e se aquecerem no fogo da lareira. Era também a época em que o Sídhe – popularmente conhecido como “O Povo das Fadas” – deixava antever o outro mundo. O nevoeiro mágico que deixava as pessoas invisiveis, dispersava no Samhain e os elfos podiam ser vistos pelos humanos. A fronteira entre o Outro Mundo e o mundo real desaparecia. Atualmente o Samhain ainda é comemorado e sobreviveu à cristianização através do halloween, ou dia das bruxas, onde as crianças pedindo doces representam os sidhs que passavam do outro mundo para este nesta noite. Ele é celebrado no dia 31 de Outubro no hemisfério norte e – PASMEM – 30 de abril no hemisfério sul – GEEEEEEEEENTEM! ESTAMOS COMEMORANDO NO DIA ERRADO!. Essa diferença existe porque as estações são invertidas de um hemisferio para o outro.

Samhain é a “noite das travessuras”, na qual se espera que os duendes preguem peças nos seres humanos, a serviço do Rei do Desgoverno, que não permite nos levarmos a sério demais. O Rei do Desgoverno também atenua as coisas com surpresas, anedotas e acontecimentos bizarros, porque as fronteiras se desmancham em Samhain, e os mundos se fundem.

Ta vendo?! EU SABIA que 30 de abril tinha alguma coisa de magico! Eu sentia! -not. Tirando o fato de que pela cultura celta estamos comemorando o Samhain no dia errado, mas segundo o Cristianismo fazemos uma vigilia para o dia de todos os santos, ambas as origens concordam de nesse dia o véu entre esse e o Outro mundo e mais fino.

Não dá pra falar de véu entre mundos, nevoeiros magicos, Samhain, criaturas magicas sem citar As Brumas de Avalon e a Série Dark Sawn. Que serão os proximos posts! ^^

E, como somos democraticos, se você quiser saber um pouquinho sobre as bruxas, dá uma visitada aqui, aqui, aqui e aqui. Procurem pelo banner do especial e não deixem de comentar! Comentarios nesses posts valem pontos extras na promo de halloween!

See ya!

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: