Skip to content

Review: The Twilight Saga – Eclipse, The Movie

08/07/2010

Ok. Já se passaram 8 dias desde a estréia. De lá pra cá, o filme bateu dezenas de recordes mundo afora, inclusive no brasil. Já faturou mais de $291,550 milhões de dólares mundo afora (dados de até terça-feira), nada mal para um filme que custou a bagatela de $68 milhões de dólares, sendo que metade deve ter sido gasto apenas de cachê para o cast, hehe. Agora que vi o filme 3 vezes em 1 semana, eu já me sinto mais a vontade em colocar nesse post a minha modesta opinião sobre o filme.

Eclipse

Para quem ainda não assistiu! Cuidado: Spoilers!!!!


Bem, primeiramente eu acho necessário dizer que Eclipse não é o principal lançamento cinematográfico do ano em nenhuma categoria; há não ser, obviamente, que consideremos Vampires como uma categoria. Anyway, Alice in Wordeland, Iron Man 2 e Toy Story 3 dificilmente serão batidos nas bilheterias americanas, sem contar que ainda temos o lançamento de Harry Potter e as Relíquias da Morte até o fim do ano. Talvez por isso, a Summit optou por lançar Eclipse apenas 8 meses após o New Moon, e pegar as bilheterias do verão americano, evitando um confronto direto com HP7 (com lançamentos previstos para Nov/10 e Jul/11). Espertinha, essa Summit! rs.

Eclipse é meu livro preferido! E também é o livro que eu mais odeio a Bella! E, felizmente, o filme também é, até agora, o melhor da saga. A escalação de David Slade (conhecido pelo filme 30 dias de noite) na direção foi totalmente acertada. Depois do insonso e lento último filme, ele acertou em trazer ao filme mais obscuridade e uma narração mais sombria. O roteiro de Melissa Rosenberg, está melhor do que nunca! As cenas que não foram descritas diretamente pelo livro, a maioria envolvendo Riley e Victoria, foram muito bem escritas, sem contar que alguns diálogos ela conseguiu melhorar ainda na tela, como a conversa sobre virgindade entre Bella e Charlie, ou o Jacob se explicando pro Charlie porque a Bella aparece com o mão quebrada e, ainda, ele dizendo ao Edward que é mais quente, na cena da barraca! Outra parte que merece destaque no roteiro foi o fato dela resumir de forma bem sucinta a longuíssima e chatíssima história dos Quileutes, dando um foco especial à 3ª esposa, que no fim das contas era a única coisa que importava naquela massante lenda. Mas eu achei desnecessário cortar os amassos na clareira entre Edward e Bella, no fim do filme, haha; senti falta também do Jacob falando com a Bella que ele “não pode lutar contra um Eclipse” (eu adoro isso no livro).

As cenas de luta foram muito bem dirigidas. O Jasper enfim teve o destaque que merece, e o Jackson não fez por menos e simplesmente arrasou nas cenas de ação e seu flashback rendeu um dos momentos mais lindos do filme! Alice & Jasper, lindos demais! A Nikki mostrou que é sim um boa atriz, depois de emagrecer uns 20 Kg e encontrar uma peruca decente ela foi PERFEITA nas cenas do seu flashback. Ela quase fez eu pensar que ela poderia ser a Rosalie que eu imagino no livro. A Esme, enfim, teve mais de 2 falas! Ela até luta, olha só que fofa! Mas convenhamos, que aquele cabelo dela tava horrível e não combinou com aquela lente exageradamente amarela. Carlisle lindo! Qual a importância dele no filme mesmo? O Kellan, OhGod! My monkey Man é simplesmente perfeito, em todos sentidos! Babava nas suas cenas de lutas. A Ashley também foi ótima, mas isso não é novidade para ninguém.

Quanto ao trio principal. O Robert, bem… não sei! eu acho ele tão lindo, tão lindo… que nem me importo se ele tá atuando mal, rs! Zueira, eu me importo SIM. Mas eu entendo a posição dele, convenhamos que Edward não é um personagem que um dia irá trazer um Oscar de atuação a algum ator, mas o Robert conseguiu segurar bem o papel (que por si só, já é desinteressante, apesar de ser meu vampiro preferido ‘-‘), a cena da sua batalha com a Victoria foi épica e ele enfrentado o Jacob após ele ter beijado a Bella sem seu consentimento ficou muito boa. A Kristen totalmente sem expressão como sempre e o olhar de peixe-morto dela me irrita! Maas, houve um GRANDE avanço de química entre eles (Robert e Kristen)! Uh-lalá! As melhores cenas da Kristen, com certeza, foram ao lado do personagem Charlie (Billy Burke), ele que por sinal é simplesmente ótimo. O outro personagem.. who cares? lixa

O pedido de casamento foi LINDO! Exatamente como eu imaginei! *-*

Dakota DIVA! Pagou meus 3 ingressos, apenas com o “I Know“. Senti falta da Rachelle? NÃO! Eu adorei a Bryce! Ela está totalmente DIVA e fez um excelente trabalho! Aí vem as “Crepusculetes” e me diz: “Aih, odiei ela, a peruca tá horrível”. Ah, P*rra, fala sério! Por isso que os críticos nunca respeitam a maioria dos fãs de Twilight; elas só se importam com esse tipo de detalhes; é por isso que a Summit investe o mínimo possível, porque sabem que essas fãs preferem beleza à qualidade. Temos que entender que o que conta num filme é atuação. Ela foi a melhor atriz em cena no filme (ao lado da Dakota), a voz dela (que é algo marcante pra mim no livro), foi exatamente como imaginava a minha Victoria e sua cena de luta com o Edward rendeu uma das melhores cenas do filme, digna de aplausos (eu aplaudi, rs); então pra mim isso é que importa! F*da-se a peruca.

Coincidentemente, os pontos que eu menos gostei no filme, são os que eu não gosto no livro! A cena da barraca ficou extremamente constrangedora de assisti! Sério, todos no cinema chamando o Edward de “viadinho”! mas PQP, o que deu na Stephenie de escrever aquilo? “Eu estou feliz que você esteja aqui… Eu até poderia gostar de você”. FALA SÉRIO! Sem contar ele que não quis transar com a Bella. Ok, não vou comentar isso, porque isso tem a ver com o livro, não com o filme. Outras coisas, a câmera mexia MUITO em algumas cenas, eles deveriam ter se prendido mais às cenas de ação, que foi o ápice do filme; alguém, POR FAVOR, colocam aquela alcatéia num programa de musculação intensivo!!! O único que se salva é o Paul (Alex Meraz), e o Jake, que cresceu muito rápido e desproporcionadamente; e ainda acho totalmente desnecessário tanta cena sem camisa.

Eu fico revoltado com a Summit por tratar os filmes de Twiight com tanto pouco caso. Como eles tem coragem de colocar um orçamento pobre desses num filme com tanta grandiosidade? Capitalismo maldito! O filme se pagou apenas no 1º dia de exibição só nos EUA. Absurdo eles não investirem decentemente no filme e usá-lo apenas como um produto comercial e descartável. Por causa disso, temos que aturar aquele efeito péssimo de computação gráfica utilizado para criar os lobos!!!

Bem, a review ficou gigante! rs; e eu nem cheguei a citar outros detalhes legais como a visita da Bella à Florida, o fato de colocarem o Riley como ex-morador de Forks, as cenas da Bree…

E para finalizar, algo chocante: Não estou nem um pouco ansioso para assistir os filmes de Amanhecer! :O

Xoxo…

4 Comentários leave one →
  1. Carol permalink
    08/07/2010 08:54

    Olá!
    è a primeira vez, pois foi a pouco tempo que descobriri o site MAS FOI AMOR AO PRIMEIRO CLICK !
    Concordo com a maioria das coisas sobre o filme ditas na review, realmente o descaso da Summit em relações a certos detalhes de “orçamento”. Bem, mas o que vim deixar foi a minha opinião em relação a algumas cenas sitadas, nao posso deixar de discordar com sua opinião sobre a cena da BARRACA, era a que eu estava mais ANSIOSA por ver ( deve ser pela minha preferência incontestável por Jacob! 😉 ), e realmente faltou os amassos finais de edward e Bella ( por min, tinha MUITOS MAIS AMASSOS, mas não vem ao caso agora 🙂 ). E, Eclipse é sem dúvida o melhor livro da saga !!
    Só mais uma coisinha, por vc nao esta nem um pouco ansioso por ver amanhecer, eu MAL POSSO ESPERAR !! Eu sei que depois de 3 filmes não posso esperar muito do filme mas a esperença é a última que morre.
    Bjs !!!

  2. **Ju** permalink
    08/07/2010 16:18

    Ok, vc quer saber porque a Summit não investe em uma super produção digna de Twiight? A resposta é a seguinte vc achou o filme com computação grafica ruim, acha a interpretação da Kiki lamentável e outros montes de defeitos pelo que entendi e FOI VER O FILME 3 VEZES EM UMA SEMANA. Essa é a logica que a Summit segue, os fãs estão ganhos, o público alvo pode criticar mas continuará comprando bilheteria, DVD e demais produtos, eles não fazem filme por altruísmo e entendem que a chance de virem a pegar um sucesso pronto como esse (devido aos livros fantasticos da Stephenie) que não exige investimento dificilmente acontecerá outra vez.

    Sobre a crítica:

    Achei a reprodução dos lobos muito boa dessa vez;

    A sonsice que a Kristen transparece, na pinha opinião, é o exato retrato da garota introspectiva que a Bella passa nos livros.

    O Jacob TEM que estar sem camisa, por que assim está nos livros, e só critica isso quem não os leu.

    Também senti falta dos amassos do final do livro e do Jacob falando pra Bella que ele não pode lutar contra um Eclipse.

    Amei a cena da barraca, tanto quanto amo no filme, nessa hora é nítido que o amor de Edward por Bella não é egoista e o que importa é o bem estar dela.

    Roendo as unhas por Amanhacer, esse será um grande desafio hem!!! Cenas de Sexo, lesões corporais causadas por uma gravidez, parto feito com os dentes, um bebe que morde a mãe ao nascer, reprodução da Renesmee… aff…!!!!

    • 17/07/2010 02:39

      Primeiramente fui ao cinema 3 vezes não tem nada a ver com “seguir altruísmo proposto pela Summit” e sim foi apenas coincidência. Eu queria ver a sessão de meia-noite, mas essa sessão é insuportavel pelo monte de garotas INSUPORTÁVEIS que fica gritando no meio da sessão, eu simplesmente ODEIO!!!!! Por isso, eu e minhas amigas compramos 2 ingressos, com 1 semana de diferença, para poder na 2[ sessão pegar um dia tranquilo e poder apreciar o filme. Só que entre uma sessão e outra, eu sair em um encontro, fomos ao cinema, e eu ja tinha visto todos filmes em cartaz, mas ele queria ver Eclipse.. e eu aceitei. Se me perguntar se eu pretendo voltar ao cinema? Não.

      Eu sou fã da saga, não é pq eu fui lá 3 vezes pra ver o filme, não significa que eu não vou enxergar os defeitos! Eles estão lá! Eu queria ter orgulho de dizer que gosto de Twilight, mas com esse investimento mediocre da Summit, só me traz vergonha! A produção é criticada, massacrada pelos críticos de cinema! Não vou querer ser hipócrita e cego. Se vc ler atentamente a review, vc irá ver que em nenhum momento eu disse que não gostei ou detestar. Agora me diz: Vc está feliz com o investimento da produtora? Vc realmente não queria que os filmes não fossem a nível de Harry Potter, O Senhor dos Anéis??? Me desculpe por euu sempre querer o MELHOR para uma série que eu aprendi a curtir.

      A Steph não é uma boa escritora (na verdade ela não chega nem ser mediana, se vc leu The Host, ou entende o minimo de literatura, irrá concordar comigo), mas conseguiu elaborar uma historia de amor incrível; mas algumas partes sao muito mal desenvolvidas! A cena da barraca é muito constrangedora! Autruísmo? Tenha dó! E qual o sentido em deixar o Jacob sempre sem camisa???

      Dizer que os lobos foram bem reproduzidos? Caramba, eles “andando” nem sequer tocavam no chão! Uma computação grafica amadora digna de youtube.

      Kristen Insonsa! A Bella é chata.. mas nem tanto!

      Anyway, o motivo que eu não tou ansioso pra ver Amanhecer, pq eh um livro EXTREMAMENTE chato e enfadonho! Imagine isso dividido em 2 partes? Vai ser 1 hora de lua de mel, mais 1 hora com um monte de lobo rosnando um pro outro (caso vc naum lembre a discussão entre eles, acontecem dentro dos pensamentos dele, então não há anda verbal). Depois Vai ser 1 hora de crescimento de Renesmee e mais 1 hora com uma discussão chata, de uma ameaça de uma guerra que sequer chega acontecer! Vai ser 4 horas de uma historia onde no fim não acontece absolutamente nada!!!! Engraçado que tudo que vc citou se refere a Nessie.. vai ser um desafio mesmo com um orçamento ridiculo que andam colocando neses filmes! A critica vai cair matando!

Trackbacks

  1. O último grito em tecnologia

Deixe um comentário

