Skip to content

Who the hell was Marie Leveau?!

12/05/2010

Tava eu lendo Bad Moon Rising (DH) e tem uma parte lá que aparece uma fulana (não lembro mais o nome dela) que era A sacerdotisa voodoo de New Orleans (claro que depois da Marie Leveau).

O fato é que quando eu li o nome da Marie uma luzinha acendeu na minha cabeça, e eu lembrei que no livro que eu não consigo terminar de ler (definitely dead) a Hadley é meio que ‘enganada’ pelo Waldo a tentar ‘acordar’ o espírito da Marie pra responder algumas coisas, mas acaba morrendo.

Iluminadas pela luz que estava acesa, duas perguntas apareceram…

“Se a Hadley soubesse que tinha outra sacerdotisa voodoo na cidade, eria ela conseguido se safar da emboscada do Waldo?”

E “Who the hell was Marie Leveau? Ela existiu mesmo ou é mais um personagem de ficção?”

A primeira pergunta, eu não consigo responder com certeza, mas acredito que a Haldey acabaria morrendo de qualquer jeito. Quanto a segunda, o Wikipédia me ajudou a solucioná-la.

Marie Leveau realmente existiu e era beem badass pra época em que viveu…

 

Muito pouco é conhecido com algum grau de certeza sobre a vida de Marie Laveau. Supõe-se que ela nasceu no Bairro Francês de Nova Orleans, Louisiana em 1794, filha de um agricultor branco e uma mulher negra. Ela casou-se com Jacques Paris, um negro livre, em 4 de agosto de 1819; sua certidão de casamento foi conservada na Catedral de Saint Louis, em Nova Orleans.

Após a morte do marido, Marie Laveau tornou-se cabeleireira e trabalhou para famílias brancas abastadas. Ela arranjou um amante, Luis Christopher Duminy de Glapion, com quem viveu até a morte dele, em 1835. (impressão minha ou os homens morrem rápiddo perto dela!?)

Sobre sua carreira como paranormal, pouco pode ser dito conclusivamente. Diz-se que tinha uma cobra chamada Zumbi. Tradições orais sugerem que a parte oculta de sua magia era uma mistura sincrética de crenças católicas com espíritos de cultos africanos e outros conceitos religiosos.

Alega-se também que seu suposto poder mágico vinha, na verdade, de uma rede de informantes nas casas dos figurões nas quais ela tinha trabalhado como cabeleireira, e que ela era dona de um bordel. Ela especializou-se em obter informações privilegiadas de seus patrões ricos ao, aparentemente, instilar medo nos servos destes a quem ela “curava” de males misteriosos (os quais ela pode ter causado ou sugerido, numa espécie de Síndrome de Munchausen profissional).

Em 16 de junho de 1881, os jornais de New Orleans publicaram que Marie Laveau tinha morrido. Isto é digno de nota, porque ela teria continuado a ser vista na cidade após esta data. Afirma-se que uma de suas filhas com Mr. Glapion assumiu seu nome e prosseguiu com a prática mágica após a morte dela.

Marie Laveau foi sepultada no Cemitério de São Luís em New Orleans, na cripta da família Glapion. A tumba continua a atrair visitantes que desenham três cruzes (XXX) na lateral, esperando que o espírito dela lhes conceda a realização de um desejo. (Será que a Hadley teve tempo de fazer os 3 ‘x’!?)

Ela ainda faz suas aparições nas ficções modernas, nas HQ’s e na musica. Definitivamente foi uma mulher inesquecível…

Fonte: wikipédia

Me pergunto…será que se eu fizer os 3 x na sepultura dela ela me dá um vampiro tipo o Ash ou o Z de presente?!

*crossing fingers*

:C

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: