Skip to content

Eu não sou a Multicultural, mas…

15/03/2010

Seguinte gente, faz um tempo que eu não entro aqui para falar do mundo VAMP, fato ao quadrado do triplo do dobro!

Estou sem tempo, loouca, estressada e com uma agenda cheia de casamento para esse ano [e eu notando que estou ficando pra titia, sério].

O título do meu texto diz tudo, eu sou a Vampira Escritora, mas vim fazer mais um post “turístico” aliado ao que pude constatar em alguns lugares em que percebi que existem mulheres e homens tão envolvidos pelas sagas quanto nós.

Confesso que esse título veio de duas coisas que surgiram muito latente essa semana: uma é que quero abrir um espaço para falar as 50.000 coisas que já vivi em alguns lugares inusitados e outra foi o texto da CONVICTA sobre os nomes bem diferentes encontrados nas leituras de alguns de nossos heróis, vilões, lugares e etc e tal do mundo vamp.

Então que hoje eu vou falar da República Tcheca, ou em inglês, Czech Republic e, oficialmente, em tcheco Česká Republika.

A capital do país, Praga, é o lugar mais lindo, em termos de beleza, que já vi. Eu moro no Rio de Janeiro e não troco minha cidade por nada, mas Praga é uma beleza naturalmente de cinema.

Eu juro que pensei que estava nas montanhas onde viviam os Hobbits de “Lord of the Rings” [Senhor dos Anéis]. É uma sensação de Europa Mitológica.

Só que, no que tange ao idioma, eu posso dizer que deve ser uma língua dos Elfos, já que é difícil para KCT [tá, tá, tá, tá.. eu sei que nosso site é sobre Vamps].

Como eu me comunico nesses lugares? Em inglês, mas lá foi um grande desafio.

Esse país passou a fazer parte da União Européia somente em 2004. Eles ainda mantém a moeda nacional que é a Coroa Tcheca (Koruna CZK). Mas obviamente que eles tem que aceitar o Euro também.

Eles possuem um alfabeto bem diferenciados e os acentos utilizados são para determinar se uma palavra é masculina ou feminina. Complexo isso, é melhor esquecer por enquanto.

Não existe uma regra de vogal, consoante e vogal. Consoantes podem formar uma palavra, perfeitamente.. Querem ver: Prvni [tradução: primeira] [com apenas uma vogal, temos uma palavra].

Caso eu fosse compará-los com o Brasil, eu diria que eles são um pouco Baianos. Eles são obrigados, quando estudantes, a aprenderem um outro idioma e a tocar um instrumento musical. É OBRIGATÓRIO! Eles tem arte aflorada.

Desta forma, não se espante se em plena terça à noite você andar pelas praças de Praga e várias pessoas concentradérrimas assistindo a um espetáculo de ópera. Isso é algo muito comum para eles, chega a ser essencial como nosso happy hour de sexta-feira pós trabalho.

Quando eu digo que falar em inglês com eles é complicado se deve ao fato de falarem muito fechado e são muito “POLITE”. Tudo é meio: sim, não, obrigada, tudo bem.

Por outro lado, caso você tenha um guia tcheco ou você se mostre interessado em aprender, putz… eles falam até dizer chega.

Mas vai lá uma dica: quando um tcheco falar “NE” não pense que é a nossa gíria aqui do “né, colega?. Não, eles estão negando bem taxativamente alguma coisa.. NE, NE, NE.. não, não e não.

Quanto ao mundo VAMP, Crepúsculo foi o BOOM do momento lá também e elas se derretem por Robert Pattison, na língua deles eu diria que ele é krásný [lindo] e que elas fariam tudo para dar muitos e muitos Pusinky [beijos] nele.

É isso meninas, queria dar uma diferenciada por aqui.

Muitos beijos e em algum momento eu volto com mais calma.


Pusinky para todos vocês.


3 Comentários leave one →
  1. Pah permalink*
    15/03/2010 21:20

    Minha amiga é tão culta! *_*
    Dá até orgulho de falar que eu sou amiga de uma criatura assim!
    hahahaha
    amoooo de paixão.

    E os correios me odeiam, fato Camis.

    s2

  2. Bia permalink
    16/03/2010 07:38

    Ain que eu tô até me sentindo mais inteligênte depois de ter lido isto…

    Viu, quem disse que somos alienadas???????

    Beijos Camila e parabéns!!!!!

    • 16/03/2010 12:44

      Camis tb é cultura gente!

      uheueheuheueheueheueheu

      Agora fala serio, não dá orgulho de conhecer essa pessoa?! o/

Deixe um comentário

